sambas e dissembas

A série de vídeos Sambas e Dissembas, propõe um mergulho na cultura popular através da força criadora de músicos, poetas, artistas populares, pesquisadores e amantes da cultura afrobrasileira.
É na figura do mestre que a série busca a sabedoria matuta, o encontro com a ancestralidade, o saber viver, que se desenhou nas manifestações populares de Matriz Africana.
É do girar da ciranda, da mão firme que toca o atabaque, na voz que entoa a comunicação que transmite ensinamentos e valores, que nasce este projeto de memória audiovisual. Buscamos com esse trabalho imagens que contem histórias para ouvir, ver e apreender.
Em 2014, a Palavrarte Comunicação e Arte e a Associação Cultural Fábrica de Cinema se uniram na elaboração do Projeto Sambas e Dissembas. Desde então, trabalham na construção de um acervo audiovisual a partir de conversas com figuras como Riachão, Lia de Itamaracá, Elza Soares e Selma do Coco, colhendo ensinamentos transmitidos por suas contribuições artísticas e comunitárias, que ganham o formato de vídeo-entrevista para difusão e divulgação na internet.
Assim como escreveu o Poeta Solano Trindade: “pesquisar nas fontes de origem e devolver ao povo em forma de arte”, trabalhamos para a construção de um acervo audiovisual onde a memória popular é o fio de condução, pois acreditamos que preservar é um ato de resistência para a manutenção das sabedorias ancestrais.
Lia de Itamaracá
Elza Soares
Selma do Coco
Adriana Moreira
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s